Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

domingo, 23 de outubro de 2011

Curso aborda novas tecnologias para pessoas com deficiência


A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Atendimento às Diferenças Humanas (NADH) do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), promove nesta quarta-feira (19), das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, o curso “As contribuições das novas tecnologias para o atendimento às pessoas com deficiência”. A capacitação faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
O curso é destinado a educadores das escolas da rede municipal de Uberlândia e de outros 17 municípios de abrangência. Serão expostos equipamentos de alta tecnologia, como softwares, roler mouse, mouse óptico, lupa eletrônica e portátil e impressora Braille e também de baixa tecnologia e adaptados, como livros de histórias sensoriais, virador de página e plano inclinado para apoio de livros. Outros materiais também serão expostos, como modelos de auxílio de mobilidade, adequação postural, bengalas, muletas e parapódium.
De acordo com Maria Isabel Araújo, coordenadora do NADH, o curso envolve a concepção de Tecnologia Assistiva. O termo, recentemente inserido na cultura educacional brasileira, é utilizado para identificar todo arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência a fim de promover acessibilidade e inclusão social.
Na escola, o serviço de tecnologia assistiva busca resolver os problemas funcionais do aluno com alternativas para que ele participe e atue positivamente nas várias atividades neste contexto. “Para nós, que não possuímos deficiência, a tecnologia torna as coisas mais úteis. Para os deficientes, a tecnologia torna as coisas possíveis”, afirmou Maria Isabel.

Serviço:

O quê: “As contribuições das novas tecnologias para o atendimento às pessoas com deficiência”
Quando: 19 de outubro (quarta-feira), das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30
Onde: Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE) – Av. Prof. José Inácio de Souza, 1958, bairro Brasil
Informações: cemepe@uberlandia.mg.gov.br | cemepeeduca@hotmail.com | (34) 3212-4363

Nenhum comentário:

Postar um comentário