Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

domingo, 23 de outubro de 2011

Uberlândia e a Inclusão


Sobre o NADH - Núcleo de Apoio às Diferenças Humanas


Quem somos
O Núcleo de Apoio às Diferenças Humanas - NADH é responsável pela orientação e acompanhamento pedagógico no que diz respeito aos serviços da Educação Especial nas escolas da rede municipal de ensino de Uberlândia, pautando-se no prisma da diferença humana e perseguindo o ideal de uma educação na perspectiva da inclusão de forma que atenda a todos em suas peculiaridades. Assim, representa uma tentativa de combater e amenizar um contexto inexorável de práticas sociais segregacionistas. É parte constituinte do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz – CEMEPE, subordinado à Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia.

Nossos objetivos

Gestar e concretizar ações rumo à política de educação inclusiva na rede municipal de ensino de Uberlândia;

Proporcionar diretrizes para a compreensão epistêmica, filosófica e política do trabalho pedagógico voltado às pessoas com deficiência, seja no Atendimento Educacional Especializado ou na classe comum;

Viabilizar a educação por meio dos serviços da Educação Especial na Rede Pública Municipal de Ensino à crianças, jovens e adultos com deficiencia, altas habilidades/superdotação e transtornos globais do desenvolvimento inseridos  na rede municipal de ensino.
Como trabalha

                         Desenvolve propostas e ações com a finalidade de implementar na rede municipal de ensino de Uberlândia, a Política Nacional de Educação Especial. A partir dessa política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência: Física, surdez, cegueira e baixa visão, intelectual, múltipla, surdocegueira e ainda com transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Dentre as ações desenvolvidas pelo NADH está o apoio técnico às escolas da rede municipal de ensino de Uberlândia, por meio dos serviços da Educação Especial: Atendimento Educacional Especializado, Instrução e Interpretação da Lingua Brasileira de Sinais, Braille, Soroban, Cuidador Volante, Assessoria à sala comum.
Atua ainda com a Formação Continuada de Profissionais da Educação, na perspectiva da inclusão, na Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, Programa Escola Acessível (adequação de prédios escolares para a acessibilidade), Programa BPC na Escola e como município Polo do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, que forma gestores e educadores para o desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos de 18 municipios de abrangencia do Polo. Atendemos a rede municipal e comunidade com a oferta de cursos de Libras (básico, intermediário e formação do intérprete de lingua de sinais), Braille, Soroban.

Nenhum comentário:

Postar um comentário